A Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) publicou os livros frutos do Concurso Literário Américo de Oliveira Costa. A iniciativa, realizada em 2021, foi uma parceria entre a EDUFRN e a Editora do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (EDIFRN). Com isso, estão disponíveis ao público, desde 15 de dezembro, em acesso livre as obras: Esquecimento e outros poemas, composta por 40 poesias; De rastros e vidas e outros contos, que traz 15 contos; e o romance O cálice, de Gabriel Lee.
O Concurso Literário Américo de Oliveira Costa foi uma ação de extensão que visou a divulgação de talentos literários do Rio Grande do Norte, além do estímulo à leitura e à escrita. Com a inscrição de textos exclusivamente inéditos, as comissões julgadoras realizaram a avaliação norteados pelos seguintes critérios: qualidade literária, criatividade e inovação; adequação linguística; e adequação às características do gênero literário. As comissões julgadoras foram compostas por membros da UFRN e do IFRN.
Entre as propostas inscritas, foram classificadas 205 poesias, 98 contos e 8 romances. A fase de avaliação das propostas aconteceu entre setembro e dezembro e a divulgação no dia 15 de dezembro do ano passado. Estavam aptos a participar do concurso escritores norte-rio-grandenses, residentes em qualquer município do estado, bem como aqueles que moram aqui há, no mínimo, dez anos. Cada candidato poderia enviar até três propostas na categoria conto, até quatro na categoria poesia e uma na categoria romance.