PGR denuncia mais 54 pessoas por atos antidemocráticos no dia 8 de janeiro e total vai a 98

A Procuradoria-Geral da República (PGR) protocolou, nesta segunda-feira, 23, denúncias contra mais 54 pessoas por crimes relacionados aos atos do dia 8 de janeiro. Na ocasião, extremistas invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Os denunciados foram detidos no acampamento em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, e deverão responder por incitação ao crime equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais e associação criminosa, ambos previstos no Código Penal. Há ainda o pedido para que os crimes sejam considerados de forma autônoma e as penas somadas.

Essa é a terceira leva de denúncias apresentadas pela PGR contra participantes dos atos antidemocráticos. Ao todo, já foram apresentadas ações penais contra 98 pessoas. No caso desta segunda-feira, os 54 já passaram por audiência de custódia, quando tiveram as prisões preventivas decretadas. Todos foram encaminhados para unidades do sistema prisional do Distrito Federal.