Angela Merkel recebe prêmio da Unesco por acolhida a refugiados

A ex-chanceler federal da Alemanha Angela Merkel recebeu nesta quarta-feira (08/02) o Prêmio da Paz da Unesco por sua decisão de acolher mais de 1,2 milhão de refugiados no auge da crise migratória, em 2015 e 2016, apesar da resistência interna e da oposição de alguns países europeus.

Os organizadores do prêmio disseram que Merkel demonstrou coragem política ao permitir que seu pais recebesse pessoas que fugiam de conflitos na Síria, Iraque, Afeganistão e Eritreia.

O presidente do júri, o vencedor do Nobel da Paz Denis Mukwege, elogiou a ex-chanceler por abrir as portas da Alemanha “ao mesmo tempo em que muitos outros países eram tomados pelo medo”.

Merkel “demonstrou à opinião pública e aos tomadores de decisão que precisamos não apenas defender nossos próprios direitos, mas também os de outros em tempos de crise, e que cada sociedade precisa mais do que nunca respeitar e proteger os direitos humanos sem qualquer forma de discriminação”, afirmou Mukwege.

“Enaltecemos sua humanidade, seu espírito de solidariedade, seu aguçado senso de ética e sua liderança inspiradora”, acrescentou.

Fonte: DW Brasil