Em coletiva de imprensa realizada na manhã de ontem (16), a Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED) apresentou o Plano da Operação Carnaval 2023, que será desenvolvido no período de 16 a 21 de fevereiro. Com o objetivo de assegurar um Carnaval seguro à população norte-rio-grandense e seus visitantes, o CBMRN fornecerá proteção pública contra incêndios, socorro de urgência nas estradas de maiores fluxos de veículos e orientações de prevenção nas praias mais movimentadas do estado.
Ao longo dos dias deste Carnaval, o CBMRN atuará com cerca de 255 militares trabalhando em regime de plantão em todo o Rio Grande do Norte, sendo destes, 180 bombeiros em regime de escala extra, em 43 viaturas. “Dessa forma, o Corpo de Bombeiros do RN fica mais próximo dos foliões a fim de oferecer um carnaval seguro e tranquilo para a sociedade potiguar”, garantiu o Chefe do Estado Maior Operacional do CBMRN, tenente-coronel Christiano Couceiro.
Os guarda-vidas reforçarão as atividades de prevenção e salvamento aquático em 19 (dezenove) postos avançados no litoral. Entre as praias com bombeiros militares, estarão: Ponta Negra, Cotovelo, Pirangi, Buzios, Camurupim, Pipa, Barra do Cunhaú, Guamaré, São Miguel do Gostoso, Touros, Maxaranguape, Redinha Nova, Redinha Velha, Praia do Forte, Miame, Areia Preta, Praia do Meio, Emanuelas e Ceará.
Na região Metropolitana, Natal e Parnamirim, terão efetivo reforçados nos polos de Ponta Negra, Redinha, Petrópolis, Ribeira, Pirangi e Pium. No interior, os postos estarão efetivados nos municípios de Caicó, Currais Novos, Parelhas, São Vicente, Apodi, Mossoró, Tibau, Pau dos Ferros e Assú. Em todos os municípios, o Corpo de Bombeiros Militar atuará de forma integrada com os demais órgãos da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), SAMU e Prefeituras Municipais, por meio da instalação de Postos de Comandos e Postos Médicos.