Os desdobramentos na área de Tecnologia da Informação (TI) no âmbito do Governo do Rio Grande do Norte foram pautados em reunião realizada, na segunda-feira (27), na Escola de Governo. Por iniciativa da Secretaria de Estado da Administração (Sead), os gestores de TI do RN foram convidados para dialogar sobre a situação desse departamento nos órgãos da administração direta e indireta do Executivo.
Presente no encontro, o titular da Sead, Pedro Lopes, enfatizou a importância de investimentos na área de tecnologia para o desenvolvimento de uma gestão pública cada vez mais inovadora e voltada para resultados. “A tecnologia tem sido fundamental para avançarmos em várias frentes no que diz respeito à modernização da gestão pública, seja na automatização de tarefas, armazenamento e processamento de dados ou até mesmo no atendimento ao cidadão. É interesse do Governo do Estado atentar e investir na área de TI, visando mais projetos e ações que derivem racionalidade, eficiência e economicidade”, disse.
Entre as adversidades relatadas pelo grupo na reunião, estão o fato de alguns órgãos terem adotado sistemas corporativos de uso comum aos demais, havendo assim sobreposição na área de compras, por exemplo. Com isso, muitas vezes os processos de aquisição e contratação ficam mais lentos, chegando alguns a durar mais de 1 ano. Além disso, a atividade tem recebido pouco investimento ao longo dos anos, sendo escassa principalmente de recursos humanos.
Pedro Lopes ressaltou que os órgãos devem manter uma gestão própria sobre os sistemas finalísticos, porém, para os próximos anos, a ideia é unificar a adoção de plataformas corporativas que são comuns a todos os órgãos, como sistemas de almoxarifado, controle de patrimônio, compras, licitações, contratos, recursos humanos, concessão de diárias, entre outros. Sobre ampliar o quadro de profissionais de TI para o Executivo Estadual, o secretário lembrou do levantamento das necessidades de servidores efetivos nos órgãos que vem sendo conduzido pela Sead e que deve originar a argumentação para futuros concursos públicos a fim de preencher tais vagas, dentre elas de profissionais qualificados na área.
A frente da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da Sead, Everton Mira pontuou a necessidade de alinhar a operacionalização dos sistemas e frisou que o setor está à disposição para auxiliar e contribuir com o progresso na área de TI. “Coordenar e acompanhar a implementação de políticas e o desenvolvimento de programas, projetos e atividades na área Tecnologia da Informação e Comunicação é uma das competências da Cotic, que deve ser a referência e a centralização das diretrizes para tais atividades”, destacou o coordenador.
Nas deliberações da reunião, foi encaminhado a criação de um grupo de trabalho integrado por gestores de TI de todos os órgãos do Governo do RN para revisar as políticas e criar um Plano Diretor de Tecnologia do Estado, buscando tornar a atividade mais racional, eficiente e econômica.
Além dos representantes da Sead, participaram do encontro gestores de TI das Secretarias Estaduais da Educação, Saúde Pública, Segurança Pública, Planejamento e Finanças, Tributação, e do Idema.