Universidades solicitam definição orçamentária para reajuste de bolsas

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) reuniu-se ontem, 01, com o Ministério da Educação (MEC) para discutir sobre o orçamento das universidades federais. Na ocasião, a representação dos reitores destacou a situação crítica das instituições de ensino prevista para 2023, bem como solicitou com urgência a liberação orçamentária, com o intuito de efetuar o reajuste das bolsas estudantis.

Na ocasião, a Diretoria da Andifes reforçou a importância do reajuste nas bolsas dos estudantes e explicou que a medida exige a suplementação de verba das universidades. Nesse sentido, a Associação solicitou a liberação dos R$ 1,75 bilhões para as instituições de ensino, visto que o montante já se encontra no MEC. Com esse valor total, será possível retornar ao que foi recebido pelas universidades em 2019, com correção parcial da inflação – período que serve como referência de funcionamento pleno das instituições antes da pandemia de covid-19.

Como encaminhamento, o MEC indicou que, nas duas próximas semanas de março, poderá dar uma definição sobre a liberação orçamentária. Assista ao vídeo do presidente da Andifes, reitor Ricardo Marcelo Fonseca, sobre a reunião com o MEC.