Servidores dos Centros de Atenção às Vítimas do TJRN recebem formação na área de Justiça Restaurativa

As equipes multidisciplinares dos Centros de Atenção às Vítimas da Violência, do TJRN, participarão de formação na área de Justiça Restaurativa. A formação da primeira turma, composta por 25 participantes, acontecerá na ESMARN, entre os dias 27 e 31 de março.

A formação faz parte de uma estratégia articulada entre o Comitê Gestor da Justiça Restaurativa do TJRN e dos Centros de Atenção às Vítimas, sob a coordenação do juiz Fábio Ataíde. O projeto dessa formação integra a estruturação do primeiro programa de atenção às vítimas com abordagens restaurativas. É uma formação voltada para equipes multiprofissionais no estado do RN que integram os Centros de Natal, Santo Antônio, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Currais Novos e Caicó.

“É um produto novo, com uma abordagem diferenciada, porque os Centros de Atenção, juntamente com a Justiça Restaurativa, compartilham as estratégias de paradigma centrado na vítima. A novidade é que estamos fazendo uma capacitação em abordagem específica para equipes multiprofissionais, não vamos trabalhar com conflitos ou estratégias de mediação vítima-ofensor, mas apenas com as vítimas”. De acordo com ele, é um primeiro curso que faz parte de um programa maior.

De acordo o magistrado, outra capacitação está sendo articulada para acontecer presencialmente em Mossoró. “Com esse segundo momento se pretende prolongar as relações com o Comitê de Justiça Restaurativa, fazendo a capacitação das equipes que não vão atuar como facilitadores, mas no atendimento direto à vítima, será uma abordagem interessante onde se presta acolhimento, orientação e encaminhamento”, completa.

A formação faz parte de uma série de treinamentos com as equipes multidisciplinares, o objetivo, segundo Fábio Ataíde, é qualificar a abordagem, o atendimento e mudar o ponto focal de como acontecem os processos relacionais no atendimento à vítima no TJRN.