A empresa Relativity Space realizou o primeiro lançamento de um foguete quase inteiramente impresso em 3D, o Terran-1, no Complexo de Lançamento 16 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, em 22 de março de 2023. Embora a segunda etapa não tenha disparado e tenha caído no Oceano Atlântico, a missão foi considerada um sucesso pela empresa porque o objetivo como protótipo era demonstrar que um foguete impresso em 3D podia operar como um lançador orbital.
A parte inferior do foguete que dá o impulso inicial no lançamento esgotou seu combustível e então se separou da parte superior do foguete. Mas o motor destinado a impulsionar essa parte pareceu acender apenas brevemente, deixando-o sem energia suficiente para atingir a órbita.
A missão, apelidada de “Good Luck, Have Fun”, lançou o que a empresa descreveu como um veículo protótipo, juntamente com um pedaço de metal – o primeiro objeto impresso pela gigantesca impressora 3D da Relativity – como um token comemorativo. Não carregava um satélite de cliente, como será o caso dos futuros lançamentos de foguetes da empresa.
Fonte: TecMundo