Guerra nuclear bate à porta: EUA admitem pela primeira vez na história que podem entrar em conflito atômico com China e Rússia

Os Estados Unidos podem estar prestes a enfrentar uma guerra nuclear contra dois de seus maiores desafetos, Rússia e China. A hipótese foi levantada por Mark Milley, principal general do país norte-americano. As informações são da Folha de São Paulo. Conforme relatado pelo militar, um dos maiores alertas sobre a possibilidade de um conflito nuclear entre as potências está na postura de Vladimir Putin. Desde que a guerra contra a Ucrânia teve início, o líder do país europeu faz questão de citar o grande arsenal atômico da Rússia.

O poder militar do país, inclusive, equipara-se ao norte-americano: ambos possuem pouco mais de 90% de todas as ogivas espalhadas pelo planeta, seguidos pela China, que detém 410 exemplares, de acordo com a Federação dos Cientistas Americanos. Sobre a potência asiática, Milley disse: “a China tem milhares de mísseis de alcance local nos seus arsenais, que seriam de difícil contenção pelos EUA com seu inventário atual”.