SAÚDE: Campanha da UFRN já imunizou 1.268 pessoas contra febre amarela

A campanha terá continuidade na próxima semana, com vacinação na segunda-feira, 3, das 8h30 às 11h, na praça do Centro de Tecnologia (CT), entre o prédio administrativo e o Setor 4. A proposta é atender a comunidade interna do CT, da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) e do Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC).

Os servidores podem procurar também a DAS de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h (sendo o atendimento de crianças menores de nove anos exclusivamente no turno da manhã) para receber o imunizante. Já para pessoas com idade acima de nove anos, a vacinação ocorre nos dois turnos. A vacina também está disponível em todas as unidades de saúde do país.

A vacinação é recomendada para a população de 9 meses até 59 anos, 11 meses e 29 dias sem vacinação anterior. As pessoas idosas e imunossuprimidas e com alergia aos componentes da vacina (ovo, eritromicina e sacarose, por exemplo) não devem receber a dose sem antes fazer avaliação do risco X benefício com profissional da saúde (médico). Para gestantes e lactantes é contraindicada. O esquema vacinal para crianças com menos de quatro anos é de duas doses aplicadas e, para pessoas de cinco anos até 59, é de uma única dose.

Para tomar a vacina, é preciso comparecer aos pontos de vacinação com os seguintes documentos: CPF, cartão de vacina e, se idoso ou imunodeprimido, estar com recomendação médica. Mais informações ou dúvidas, basta entrar em contato pelo e-mail vacinadas123@gmail.com ou telefone 3342-2330, ramal 371 ou 375. A ação é realizada com a parceria da Escola de Saúde da UFRN.

A UFRN recomenda que a comunidade universitária atualize o cartão vacinal preferencialmente antes do retorno às aulas. A orientação da imunização contra febre amarela ocorre devido à expansão da circulação viral da doença no país que vem sendo observada nas últimas décadas.

No RN, no final do ano de 2022 e no mês de janeiro de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) recebeu o comunicado do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ) de dois casos com resultado sugestivo de febre amarela em primatas (febre amarela silvestre), sendo um confirmado e outro em análise.