Segundo pesquisa do Datafolha, 80% acham que Lula tem razão em criticar o Banco Central

Na queda de braço entre Luiz Inácio Lula da Silva e o Banco Central, a maioria dos brasileiros acredita que o presidente está com a razão. Para 80% da população, Lula está agindo bem ao pressionar o Banco Central a baixar a taxa básica de juros, a Selic, mostra uma pesquisa Datafolha divulgada na noite de domingo (02/04). Para outros 16% dos entrevistados, ele age mal.

O levantamento também mostra que 71% dos entrevistados acham que a taxa básica de juros – atualmente em 13,75% ao ano – , está mais alta do que deveria. Desses, 55% acreditam que está muito mais alta do que deveria, e 16% que está um pouco mais alta.

Desde que assumiu o seu terceiro mandato presidencial, Lula vem fazendo críticas à alta taxa de juros e ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicado ao cargo em fevereiro de 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro.

O principal objetivo da política de juros do Banco Central é controlar a inflação. Desde fevereiro de 2021, a instituição tem autonomia em relação ao governo, o que significa que Lula não pode demitir seu presidente ou diretores, que têm mandatos de quatros anos.

Fonte: DW Brasil