CURIOSIDADE: Professor viverá embaixo d’água por 100 dias para estudar limites do corpo

A ideia de ficar preso em uma pequena caixa debaixo d’água provavelmente deve assustar muitas pessoas, o bastante até para causar pesadelos. Mas um professor estadunidense está fazendo isso de propósito. Joe Dituri, ex-mergulhador da Marinha dos Estados Unidos e especialista em engenharia biomédica, está morando em um espaço de 55m² a 30 pés [10 metros] abaixo da superfície de Florida Keys desde o dia 1º de março e planeja ficar por lá ao longo de 100 dias. Se ele conseguir isso, quebrará o recorde de maior tempo gasto em um habitat abaixo da superfície.

Dituri estuda os efeitos da pressão hiperbárica – condição em que a pressão do ar é maior do que seria no nível do mar – no corpo humano. Ele espera usar o tempo que passou no oceano para examinar o impacto de viver nesse ambiente de alta pressão em sua saúde.

A empreitada de Dituri é muito diferente de viver em um submarino. Esses meios de transporte são selados quando submersos e mantidos à pressão do nível do mar. Isso quer dizer que não há diferença significativa na pressão, mesmo quando um submarino está a centenas de metros de profundidade.

Fonte: Revista Galileu