Secretaria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da UFRN aprova Plano Estratégico de 2023 a 2026

A Secretaria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (SEBTT/UFRN) aprovou o Plano Estratégico referente ao ciclo de 2023 a 2026. Esse planejamento é um processo que visa concretizar a missão da Universidade e sustentar uma visão de futuro construído, estimulando novas perspectivas sobre as atividades acadêmicas e administrativas e, consequentemente, iniciativas de aperfeiçoamento da instituição.

O documento foi aprovado no dia 11 de abril. A missão do Plano é fortalecer a educação básica e profissional na UFRN. Entre os objetivos estão: promover ações de apoio às Unidades de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) para a redução do índice de evasão estudantil e de acesso, permanência e êxito do estudante na educação. Também fazem parte das metas: implementar uma rotina de avaliação dos egressos; manter uma constância das necessidades do mundo do trabalho; proporcionar ações para educação inclusiva; acompanhar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); e fortalecer políticas e normas para os ensinos.

O documento contendo as propostas foi elaborado por Adson Dantas, Daiane Gomes, Laura Souto, Nayane Carneiro, Paulo dos Santos e Raul da Costa, e o projeto gráfico foi feito por Anelly Costa, todos servidores da Secretaria de Gestão de Projetos (SGP/UFRN). A iniciativa tinha como propósito alinhar a missão institucional no apoio e fortalecimento da gestão universitária e fazer com que a Universidade seja reconhecida como unidade de referência em processos acadêmicos e de gestão em educação básica e profissional.

Para alcançar as metas estabelecidas, a estratégia é acionar assistentes sociais, pedagogos e gestores assistentes em administração para monitorar, acompanhar a execução das ações e estruturar a metodologia do projeto. A equipe também irá disponibilizar monitoramento para unidades de governança sob demanda, assessorar ações de natureza social e acadêmica, capacitar as unidades e atualizar os documentos referentes às práticas do planejamento.