Aumento da frota de carros elétricos vai exigir mão de obra técnica

Os veículos eletrificados já fazem parte da nossa paisagem diária, seja no trânsito, nos pontos de recarga em shoppings e centros empresariais ou, simplesmente estacionados na garagem. No entanto, no Brasil os modelos eletrificados são ainda considerados um investimento alto.

Em 2022 a comercialização desses automóveis apresentou aumento de 41% – segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Entre janeiro e dezembro do ano passado, mais de 49.245 mil unidades foram vendidas entre híbridos, plug-in e 100% elétricos. Em 2021, foram cerca de 34.990 unidades. Para esse ano, a expectativa é um crescimento de 40% nas vendas, em relação a 2022, segundo projeções da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Entretanto, existe um setor que ainda vai precisar evoluir bastante para acompanhar o aumento da frota. Trata-se dos profissionais qualificados para manutenção de carros elétricos. Ocupações como eletricistas e eletrotécnicos e técnico em conectividade veicular serão cada vez mais demandados pela indústria e pelas empresas especializadas no segmento.

Fonte: TecMundo