Professor da UFRN é finalista do Prêmio Educador Transformador

A iniciativa do professor Bismarck Luiz Silva, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEPTO-EMAT) da UFRN, foi selecionada como uma das finalistas do Prêmio Educador Transformador na categoria Ensino Superior. O projeto Engenharia de Materiais e Acessibilidade: Impressão 3D para Sinalização Tátil produziu placas com escrita em Braille para auxiliar estudantes com deficiência visual.

Segundo Bismarck, o projeto foi inspirado pela demanda por acessibilidade na UFRN, especificamente no DEPTO-Emat, que carece de sinalização em Braille. Outra motivação foi a metodologia exercida por ele, a pedagogia de projetos, segundo a qual o aluno é o “ator protagonista do seu aprendizado” e adquire conhecimento por meio de experiências ativas.

O projeto teve apoio da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) da UFRN, que realizou uma oficina para os participantes sobre o sistema Braille antes da fabricação das placas. Posteriormente, a sinalização foi produzida com o software Solidworks. As placas foram testadas e aprovadas por um professor com deficiência visual da Universidade sob a supervisão do secretário da SIA, Ricardo Lins.

O Prêmio Educador Transformador é uma junção do Prêmio Professor Transformador da Bett Brasil e Instituto Significare e do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. São premiados projetos em categorias que abrangem todos os níveis de ensino (da educação infantil à profissional). Os dois finalistas nordestinos da categoria Ensino Superior são do Rio Grande do Norte. Os vencedores serão divulgados em maio.