Confira programação da Semana Nacional de Museus que segue até sábado em Natal

A programação da Semana Nacional de Museus continua até sábado no Museu Câmara Cascudo (MCC). Com o tema Museus, sustentabilidade e bem estar, as ações no MCC  trazem exposições, contação de histórias em vídeo, oficinas para crianças e adolescentes, além de palestras e mesas redondas para toda a comunidade. O evento faz parte de uma mobilização nacional para chamar à atenção de museus, galerias e instituições culturais em alusão ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. O MCC funciona de terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h. A programação completa está disponível no site www.mcc.ufrn.br

A quinta-feira será marcada pelo retorno da exposição Aves e evolução – uma perspectiva histórica, que mostra como o estudo das aves contribuiu para o desenvolvimento de uma das ideias mais poderosas da ciência: a teoria da evolução das espécies, proposta pelos naturalistas britânicos Charles Darwin e Alfred Wallace, no século XIX. A exposição ficou em cartaz no MCC até 2019 e já passou por museus em João Pessoa, na Paraíba, e São Vicente, no Rio Grande do Norte.

No fim da tarde, no Parque do Museu, tem a oficina de Horta Escolar, uma atividade prática de agricultura urbana voltada para crianças e adolescentes. As inscrições acontecem por ordem de chegada. À noite, no canal do Youtube do MCC, tem a estreia do primeiro episódio da série A estória vai começar…, que traz contação de histórias para crianças com as temáticas das áreas de pesquisa do Museu. O material foi produzido em parceria com a TV Universitária e os grupos Teart e Caixa Mágica. 

Até sábado, às 10h e às 15h, os visitantes podem acompanhar uma mediação especial em nosso acervo trazendo o tema A 6ª extinção em massa, com uma série de questionamentos sobre o papel dos seres humanos na destruição da natureza. O evento é aberto ao público, mas é preciso fazer o agendamento no site do Museu. O endereço é o www.mcc.ufrn.br/visita

Na tarde do sábado, além da visita ao museu, os visitantes podem participar da palestra Desbravadoras da Selva que busca revelar o papel de pesquisadoras mulheres na descoberta da biodiversidade botânica da América do Sul. A partir das 15h, uma mesa redonda reúne mestres dos vários estilos da capoeira para falar da história, além de momentos de demonstrações acrobáticas e de destreza corporal, encerrando com uma roda comemorativa até às 20h. 

Confira a programação desta quinta-feira até sábado:

ATÉ SÁBADO

A 6ª extinção em massaMediação

Hora: 10h e 15h

Local: Pavilhão Expositivo do Museu Câmara Cascudo

Público: todas as idades

QUINTA-FEIRA (18)

“Aves e Evolução – Uma perspectiva histórica”Exposição

Hora: 8h30 às 12h e 13h às 16h

Local: Pavilhão Expositivo do Museu Câmara Cascudo

Público: todas as idades

Horta escolar na práticaSustentabilidade 

Hora: 16h

Local: Parque do Museu

Público: crianças a partir de 10 anos

Era uma vez… na Caatinga Audiovisual 

Hora: 18h

Local: On-line, aqui no site do Museu e no canal do MCC no YouTube.

Público: Todas as idades

SEXTA-FEIRA (19)

Tintas naturais para criançasOficina

Hora: 9h

Local: Sala de Ação Educativa

Público: crianças a partir de 10 anos

Vagas limitadas por ordem de chegada

SÁBADO (20)

Modelagem com argilaOficina 

Hora: 10h

Local: Sala de Ação Educativa

Público: pessoas a partir dos 10 anos

Vagas limitadas por ordem de chegada

Desbravadoras na Selva – em busca da biodiversidade tropical – Palestra 

Hora: 14h

Local: Sala de Física – Parque do Museu

Público: infanto-juvenil e adulto

Encontro de CapoeirasPatrimônio

Vários estilos de capoeira reunidos em mesa redonda de mestres sobre a história da capoeira, seguido por momento de demonstrações acrobáticas e de destreza corporal, finalizado com uma roda comemorativa. Com a participação de Mestre Koioty (Centro de Formacao Heranca de Zumbi), Mestre Marcos (Associacao de Capoeira Nacional), Mestre Junior Orca (Capoeira Terra do Sol), Mestre Arrepio (Memorial da Capoeira) e a presença especial do Mestre Vita (Grupo de Capoeira Gameleira).

Hora: 15h às 20h

Local: Parque do Museu

Público: todas as idades