Em mais uma edição da Semana Estadual do Meio Ambiente, o Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema promove, ao longo da Semana, um leque de atividades dentro da temática da Educação Ambiental. Mesa das Mulheres, que abordará a equidade de gênero; oficina de jogos ambientais educativos, reaproveitamento de resíduos sólidos, passeio ciclístico, diálogo com os Comitês Municipais de Educação Ambiental, estão entre as ações.
As atividades têm início no dia 01 e seguem até o dia 07 de junho. A subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental do Idema (SPEA), Iracy Wanderley, comenta que, a proposta é levar, ao longo dos sete dias de evento, momentos de reflexão sobre a aplicação da Educação Ambiental em diversos contextos da sociedade.
“Ao promover a educação ambiental, é possível criar uma consciência coletiva sobre a importância da preservação ambiental e estimular a participação ativa da sociedade na busca por soluções sustentáveis. Através do conhecimento e do engajamento, as pessoas podem se tornar agentes de mudança, adotando práticas mais responsáveis em relação ao consumo, à conservação dos recursos naturais, ao descarte adequado de resíduos e à proteção dos ecossistemas”, disse a subcoordenadora.
Iracy comentou, ainda, que a integração da educação ambiental e a sua ampla divulgação são essenciais para garantir uma consciência ambiental crescente e a formação de cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente.
O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, afirma que o Idema trabalha por uma Política Pública de Meio Ambiente, fundamentada no respeito aos bens naturais e diversidade cultural, na justiça social e economia sustentável.
“Os desafios socioambientais são inúmeros, mas acreditamos que, com a Educação Ambiental, podemos transformar positivamente a realidade em que vivemos”, finalizou.
Confira a programação com ações de educação ambiental durante a SEMA 2023, no site: idema.rn.gov.br.