Nos últimos tempos, falar de inovação em educação é falar de tecnologia. Pensando nisso, colaboradores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) estão preparando a 26ª Conferência Internacional sobre Informática na Educação (Tise) — encontro que promete reunir profissionais do mundo inteiro para uma semana de debates acerca dos avanços da tecnologia aplicada à área da Educação.
Na edição deste ano, que acontece entre 29 de novembro e 10 de dezembro, a conferência aborda uma série de temáticas relacionadas ao uso da Informática no processo de ensino e aprendizagem. Entre os assuntos, estão as últimas tendências de tecnologia digital, e-learning e e-inclusão, internet e software educacional, interação humano-computador e educação digital.
Diante dessa variedade, a Tise se apresenta como uma oportunidade para aumentar a visibilidade internacional do IMD e, de modo especial, do programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PpgITE) e outros projetos.
Os interessados em participar do evento já podem submeter trabalhos até o dia 5 de setembro. Para essa edição, serão aceitas produções nos formatos de artigos científicos completos (full papers) — estudos com resultados substanciais de pesquisa empírica ou teórica —, artigos resumidos (short papers) ou softwares de tecnologia educacional.
Os trabalhos, que podem ser escritos em português, inglês ou espanhol, serão submetidos e avaliados por meio da plataforma EasyChair. Os autores serão notificados por e-mail sobre a aceitação ou rejeição de suas produções até o dia 6 de outubro de 2023.
Conferência
Toda a programação acontece presencialmente, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), em Natal. A organização da Conferência é feita pelo PPgITE em parceria com o Centro de Investigación Avanzada en Educación (Ciae), da Universidade do Chile. O evento conta também com o apoio da Pró-reitoria de Pós-graduação (PPg/UFRN) e do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPgEEsp).
A conferência prevê a aceitação de trabalhos e estudos variados, que podem versar sobre mais de 40 assuntos diferentes, tais como Inteligência Artificial na educação, Experiência do Usuário (UX) e Massive Open Online Courses (MOOCs).
A Tise é reconhecida ainda como uma conferência multidisciplinar, voltada não apenas a profissionais e pesquisadores de Tecnologia, mas também de Engenharia de Software, Educação, Interação Humano-Computador, Psicologia Educacional, Design, Telecomunicações, entre outras áreas.
Para a submissão, os interessados devem se atentar ao template dos anais da Conferência. Mais informações também estão disponíveis no site do evento.