CURIOSIDADE: a fragrância de mais de 2 mil anos que indica o cheiro da Roma Antiga

Uma interessante descoberta relacionada ao Império Romano foi discutida recentemente. Isso porque um antigo vaso de alabastro, que apresentou uma fragrância que tem mais de 2 mil anos, aponta para o que poderia ser considero ‘o cheiro da Roma Antiga’. Como repercutido pela CNN Brasil, a descoberta foi feita em 2019 em Carmona, Sevilha, na Espanha, que no passado configurava a antiga cidade romana de Carmo. O vaso em questão foi revelado numa tumba funerária, em meio aos objetos das pessoas falecidas. Assim, as pesquisas apontam que a antiga fragrância, presente no vaso, pertenceu a um membro da elite da época.

O achado
O túmulo que possibilitou a descoberta acabou sendo usado por seis pessoas, sendo três mulheres e três homens. No local, os pesquisadores se depararam com outros objetos que se relacionam com rituais de morte, como oferendas e enxovais.

Porém, a parte mais relevante do achado, ocorrido em 2019 durante a escavação de um antigo mausoléu encontrado na construção de uma casa, se deu em uma urna localizada sobre os restos mortais de uma mulher, que pode ter morrido em uma idade entre 30 e 40 anos. Ali, havia um saco de pano com três contas de âmbar e um frasco de quartzo hialino, que estava cheio de uma espécie de pomada em seu interior.

Fonte: Revista Aventuras na História