Diretor da FIERN destaca desenvolvimento do RN com crescimento das energias renováveis

Ao participar da abertura da “Brazil Offshore Wind & Power-to-X 2023”, o diretor primeiro secretário da FIERN, Heyder Dantas, destacou que as potencialidades do Rio Grande do Norte para a geração e distribuição de energias renováveis poderão ser melhor aproveitadas com os projetos de infraestrutura, entre os quais a instalação de um novo porto no litoral do Estado, que estão discussão e devem ser executados.

“Um workshop desta natureza, que trata de pesquisas sobre energia eólica offshore, com pesquisadores de diversos países que têm possibilidades de firmar parceria e investir no setor, é muito relevante para o Estado. Afinal, o Rio Grande do Norte possui muito o que expandir em toda a cadeia produtiva das energias renováveis e isso terá ampla repercussão econômica, principalmente, com a execução do projeto do Porto Indústria”, afirmou Heyder Dantas.

Ele citou que a FIERN atua, nesta área, “com pesquisa aplicada, por intermédio do Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Energia Renováveis”. “Implementado na gestão do presidente [da FIERN] Amaro Sales, que percebeu a importância deste setor para o Rio Grande do Norte, o ISI firma parcerias com instituições e empresas para pesquisa avançadas e o CTGAS-ER forma profissionais qualificados”, observou.

O diretor primeiro secretário disse também que há uma atuação de busca constante para ampliar o intercâmbio com países que têm produzido conhecimento nessa área. Ele citou a missão internacional liderada, em março, pelo Sistema FIERN ao Reino Unido. “Na ocasião, o diretor primeiro tesoureiro e presidente eleito, Roberto Serquiz, participou com instituições parceiras e alguns empresários dessa missão na qual este em uma região do Reino Unido que tem uma avançada geração de energia eólica offshore, mas centro de pesquisa dedicados à desenvolver tecnologia e um consumo energético eficiente.

A governadora Fátima Bezerra também citou a atuação FIERN e reconheceu que há diálogo institucional com resultados positivos. “Menciono os convênios com o Instituto SENAI de Inovação. Esse instituto é um orgulho para o Estado e o país. Para se ter uma ideia o Atlas Eólico e Solar do RN foi elaborado por intermédio do Instituto SENDI de Inovação em um convênio com o governo do Estado”, apontou, ao abrir o evento.

A abertura do seminário também teve a participação do reitor em exercício da UFRN, Hênio Ferreira de Miranda; do chefe de Gabinete Interino de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Osório Coelho Guimarães Neto; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; da senadora Zenaide Maia; da presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica e vice-presidente do Board do Global Wind Energy Council, Élbia Aparecida Silva Gannoum, do deputado Fernando Mineiro. O presidente do SINDIMEST (Sindicato da Indústria de Instalação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações do RN) e diretor da FIERN, Alberto Serejo, também esteve no evento.

Após a abertura, o evento prosseguiu com palestrantes provenientes de países da Europa, América, Ásia e o Brasil. Desenvolvido em colaboração com especialistas da Europa e Ásia. O seminário é uma organização conjunta entre o grupo de pesquisa CREATION da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo do estado do Rio Grande do Norte (SEDEC-RN).