Kiev acusa a Rússia de explodir barragem em Kherson

A Ucrânia acusou nesta terça-feira (06) as forças russas de terem explodindo uma grande barragem e usina hidrelétrica em Kherson, região do sul da Ucrânia sob controle de Moscou, gerando uma ameaça do que Kiev chamou de “desastre ecológico” devido a possíveis inundações maciças.

Funcionários de ambos os lados da guerra ordenaram que centenas de milhares de residentes se retirem da região. Já as autoridades russas responderam que a barragem de Kakhovka, no rio Dnipro, foi danificada por ataques militares ucranianos.

A companhia hidrelétrica estatal da Ucrânia disse que a usina foi “totalmente destruída” após uma detonação dentro da casa de máquinas. “A estação não pode ser restaurada”, afirmou.

O rompimento da barragem pode ter consequências amplas: inundação de povoados rio abaixo; escassez de água rio acima, dreno dos suprimentos de água potável que abastecem o sul, na Crimeia – península que foi anexada pela Rússia.

Outra consequência grave é a redução da quantidade de água disponível para esfriar os reatores de Zaporíjia, a maior usina nuclear da Europa. A Agência Internacional de Energia Atômica da ONU escreveu no Twitter que seus especialistas estavam monitorando de perto a situação na usina, e não havia “nenhum risco imediato de segurança nuclear” na instalação.