Spotify multada em 5 mi de euros por descumprir regras da União Europeia

O serviço de streaming de música sueco Spotify foi multado em 5 milhões de euros (R$ 26 milhões) por não ter respondido adequadamente a pedidos de informação sobre a coleta de dados dos seus usuários, anunciou nesta terça-feira (13/06) a ONG austríaca Noyb, que processou a empresa.

A multa foi imposta pela Autoridade Sueca de Proteção de Dados (IMY) na sequência de uma queixa apresentada em 2019 pela Noyb, que já ganhou processos contra outras plataformas digitais por violação dos direitos de privacidade dos usuários, esclareceu a ONG em um comunicado.

A IMY disse que analisou “como o Spotify lida com o direito dos consumidores de acessar seus dados pessoais”. E “como resultado das deficiências identificadas, a IMY aplicou a multa à empresa”.

A empresa rapidamente informou que vai recorrer da multa. A autoridade lembrou que, de acordo com Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) da UE, os usuários têm o direito de saber quais dados uma empresa possui sobre eles e como os explora.

Fonte: DW Brasil