A Intel anunciou nesta quinta-feira (15) uma alteração em sua nomenclatura para os processadores de 14ª geração Meteor Lake. As CPUs vão abandonar o clássico prefixo “i”, e a mudança marca a primeira alteração de nome em mais de 15 anos.
Com a chegada da nova família de processadores, a companhia pretende facilitar a compreensão do público geral, e diferenciar melhor a série Meteor Lake dos produtos lançados anteriormente. De acordo com Caitlin Anderson, vice-presidente e gerente da divisão de vendas computacionais, a mudança chega para “se encaixar melhor com nossa estratégia de produtos”.
As CPUs vão manter a numeração padrão. Sendo o 3 voltado aos modelos de entrada, 5 para os intermediários, 7 para os processadores de alto desempenho, e 9 para as versões mais potentes disponíveis. A diferença é que a letra “i” não será mais utilizada. Dessa forma, os modelos serão chamados de Intel Core 5 + o número identificador, como, por exemplo, Intel Core 5 14600K.
Essa alteração valerá a partir do lançamento dos processadores Meteor Lake no fim deste ano, e continuarão em vigor para futuros lançamentos. A 13ª geração lançada em 2022 continuará com o tradicional formato Intel Core i.
Fonte: TecMundo