O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em parceria com o Museu Câmara Cascudo, apresenta a exposição “Fauna Potiguar: passado e presente”. A mostra de fósseis animais tem como objetivo apresentar exemplares de animais empalhados de origem do Rio Grande do Norte, além de fósseis de invertebrados marinhos que viveram há milhões de anos onde hoje é o sertão potiguar.
As peças mais antigas em exposição são fósseis de pequenos animais marinhos encontrados no norte do Estado, em municípios como João Câmara, Ipanguaçu, Mossoró e Dix-Sept Rosado, quando a região era imersa pelo mar há 96 milhões de anos atrás.
A exposição engloba ainda insetos, aranhas e serpentes do acervo do Parque, incluindo o Coleodactylus natalensis, o lagartinho-de-folhiço endêmico de Natal e símbolo do Parque da Cidade.
E inclui também exemplares como a parte da mandíbula de uma preguiça gigante e os fragmentos de uma carapaça do gliptodonte, que viveram em nosso território há cerca de dez mil anos, pesavam de duas a cinco toneladas e tinham o tamanho de um automóvel.
“A sala de exposição já é um equipamento antigo dentro do Parque da Cidade, sendo uma ação do setor de educação ambiental, na recepção das escolas e visitantes. Após a pandemia, a parceria com o museu de Morfologia da UFRN não pode ser continuada, mas agora temos o Museu Câmara Cascudo, trazendo essa oportunidade para todos nós que trabalhamos no parque e para os visitantes”, comenta o chefe do Setor de Educação Ambiental da Semurb, Otávio Escócia.
“Nosso desejo é que essa parceria se perpetue, e que seja algo permanente. Que a gente possa renovar e alterar o acervo. A perspectiva é que a gente mantenha o formato por pelo menos 6 meses, ou que possa recepcionar mais peças que enriqueçam a exposição” acrescenta.
A mostra acontece na sala de exposições do Parque da Cidade, que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos domingos e feriados das 13h às 17h, com entrada gratuita. O Parque Dom Nivaldo Monte tem entradas por Candelária, na avenida Omar O’Grady, 8080, e por Cidade Nova, pela rua Santo Amaro, s/n. Para mais informações, basta acessar o site www.parquedacidade.natal.rn.gov.br.