Artista reconstrói rosto de adolescente do século 7 a partir do crânio dela

A partir de um crânio encontrado em 2012, perto de Cambridge, na Inglaterra, o artista forense Hew Morrison reconstruiu o rosto de uma adolescente do século 7 que provavelmente pertenceu à aristocracia.

A jovem de 16 anos foi enterrada na região de Trumpington Meadows, nos limites do sul de Cambridge, com um artefato raro, um crucifixo de ouro apelidado de “Cruz de Trumpington”, além de outros objetos preciosos encontrados por pesquisadores da Unidade Arqueológica da Universidade de Cambridge.

A imagem que traz a adolescente “de volta à vida” será exibida junto aos itens de seu enterro nesta quarta-feira (21) em uma grande exposição no Museu de Arqueologia e Antropologia de Cambridge (MAA). A amostra intitulada Beneath Our Feet: Archaeology of the Cambridge Region (“Sob Nossos Pés: A arqueologia da Região de Cambridge”) acontecerá até 14 de abril de 2024.

Na exposição, os visitantes poderão ver, além da “Cruz de Trumpington”, delicados alfinetes de granada e ouro ligados por uma corrente do metal precioso – itens que foram encontrados perto do pescoço da adolescente. Esses alfinetes provavelmente prendiam um longo véu a uma vestimenta externa de linho fino. A cabeceira decorativa da cama funerária também estará exposta.

Fonte: Revista GALILEU