Com o objetivo de dar visibilidade à cultura negra do Rio Grande do Norte, a coleção Negritude Potiguar, da Editora Oiticica, realiza na próxima quinta-feira, 22 de junho, às 19h, o lançamento virtual dos sexto e sétimo volumes da série. O evento, realizado em parceria entre Museu Câmara Cascudo, Editora Oiticica e Estação do Cordel, será transmitido pelo canal do YouTube do MCC. A ação contará com a participação do organizador da coleção Geraldo Barbosa de Oliveira Jr., além dos autores dos dois volumes.
Pensada para ser um livro de artigos, a coleção Negritude Potiguar acabou se transformando em uma série, inicialmente com três volumes que tratam de comunidades quilombolas, povos de matriz africana (Candomblé) e cultura popular negra. Em 2022, foram lançados mais dois volumes. O quarto, com textos e relatos dos povos quilombolas, e o quinto, abordando povos de matriz afroameríndia (Jurema Sagrada), dentro da programação do Afroxirê, realizado no Parque do Museu.
Chegando ao formato digital e gratuito, o sexto volume trata de arte e artistas negros contemporâneos e passados. Já o volume sete trata de educação antirracista, com textos e experiências de sala de aula. Todos os livros da série estão disponíveis gratuitamente para download no site da Editora Oiticica.