Ishtar é a antiga divindade mesopotâmica do amor e da guerra. Agora, arqueólogos encontraram em meio a ruínas bélicas da cidade iraquiana de Ninrude, que foi alvo do Estado Islâmico (ISIS), um templo dedicado à deusa. A descoberta foi divulgada em 14 de junho por arqueólogos do Museu de Arqueologia e Antropologia da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, que escavaram o templo no norte do Iraque em conjunto com uma equipe iraquiana.
A investigação fez parte da segunda temporada de escavações em Ninrude, que foi a antiga cidade de Kalhu, capital do glorioso Império Assírio há quase 3 mil anos. Durante escavações anteriores na região, a mesma equipe de arqueólogos revelou um palácio de 2,8 mil anos pertencente ao rei assírio Adad-Nirari III, que reinou de 810 a 783 a.C.
Ninrude fica a cerca de 30 quilômetros ao sul da cidade de Mosul, capturada em 2014 pelo ISIS, que semeou sua influência na área circundante. O grupo fundamentalista destruiu o sítio arqueólogico de Ninrude, demolindo as ruínas com marretas, bombas e escavadeiras, segundo o site IFLScience.
Fonte: Revista Galileu