Os trabalhadores do DETRAN-RN decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de 05 de julho (quarta-feira). A decisão coletiva foi tomada em Assembleia da categoria, coordenada pelo SINAI-RN e realizada em 28/06, e leva em consideração a falta de propostas do Governo para atender aos pleitos dos trabalhadores.
Entre as demandas dos trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito, as principais reivindicações são: reposição das perdas salariais; realização de concurso público; implementação de um Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ); e Auxílio Alimentação.
Coordenador de comunicação do SINAI-RN e trabalhador do DETRAN, Alexandre Guedes afirma que desde março, mês da data-base da categoria, foram realizadas várias audiências com o Governo que não trouxeram resultados: “De lá para cá o Governo não apresentou nenhuma proposta concreta. Diante disso, nos restou acionar o último instrumento que nos resta, que é a greve”.
Alexandre ressalta ainda que os trabalhadores da Autarquia vêm negociando pacientemente ao longo dos últimos quatro anos com o Governo, mas que os pedidos não são atendidos. “Cobramos da gestão Fátima Bezerra a realização de um concurso público para preencher o hoje defasado quadro de servidores do DETRAN. Assinamos um acordo em outubro de 2019 para a realização desse concurso e o Governo não diz quando vai realizar o certame”, finaliza.
Enquanto durar a greve da categoria, está prevista a realização de piquetes diários em frente à sede do Departamento Estadual de Trânsito.