Gestores do Ministério das Comunicações conhecem projeto de conectividade em escolas do Rio Grande do Norte

Nesta semana, gestores do Ministério das Comunicações (MCom) estiveram em Natal (RN) para conhecer o programa Geração Conectada. A iniciativa leva banda larga às escolas estaduais e conta com R$ 62,5 milhões em investimentos do Governo Federal (provenientes de recursos da Lei nº 14.172/2021) e do governo do estado.

O diretor do Departamento de Investimento e Inovação do MCom, Pedro Lucas, esteve na capital potiguar, assim como a diretora do Departamento de Política Setorial, Nathalia Lobo. Lá, participaram de reunião com gestores da Secretaria Estadual da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, em que a equipe técnica responsável apresentou detalhes sobre o programa. Além disso, realizaram visitas técnicas ao Centro Estadual de Educação Profissional Lourdinha Guerra e à Escola Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel onde foi possível observar na prática como o serviço de banda larga é prestado e como o sinal chega às salas de aula e aos ambientes comuns da escola (pátios, laboratórios de informática, salas de tecnologias educacionais, etc).

Pedro Lucas afirma que a troca de experiências foi uma oportunidade para compreender as vantagens e obstáculos enfrentados por iniciativas alinhadas com o entendimento do Governo Federal, que considera a conectividade como uma ferramenta para a transformação digital da educação básica. “Pudemos ver que há gestores públicos muito engajados e capazes de executar um programa bastante arrojado e ambicioso, que utiliza a tecnologia para alcançar melhores resultados educacionais”, declarou.

A diretora Nathalia Lobo considerou o Geração Conectada “um exemplo a ser seguido” pelo Governo Federal em sua missão de levar conectividade a todas as 138 mil escolas públicas do País. “Um dos aspectos mais interessantes do programa é o fato de que a empresa contratada também fica responsável pela manutenção e operação do programa. Ou seja, a escola fica isenta do ônus técnico da manutenção, o que é muito importante”, destacou.

A comitiva que foi a Natal também contou com membros da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Ministério da Educação (MEC), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Casa Civil e da ONG MegaEdu.