Governo transforma cargos de nível médio em superior e aumenta comissionados

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou, nesta terça-feira (18/7), que o governo fará uma mudança na configuração de servidores e comissionados da administração pública. A medida provisória (MP) prevê a modificação de 10,5 mil cargos efetivos de nível médio, atualmente vagos, em 6,6 mil de nível superior.

Além disso, outros 2,8 mil cargos efetivos que estão vagos serão transformados em funções comissionadas e de confiança, com objetivo de “recompor a estrutura administrativa federal”.

Segundo o governo federal, 13.375 cargos serão reduzidos para 8.911 nesse processo. Essas vagas não serão preenchidas até a liberação para transformação em cargos efetivos e convocação de comissionados.

O ministério afirma que a mudança não terá impacto orçamentário imediato nem afetará a situação dos atuais servidores, por se tratarem de funções atualmente sem designação.

Segundo Dweck, a medida tem como objetivo “recompor o banco para atender urgências”, além de “outras necessidades muito claras de capacidades de ofertar serviços públicos pelos ministérios que está, em alguns casos, muito comprometida”.

Fonte: Metrópoles