CURIOSIDADE: Sonda BepiColombo revela impressionante aurora de raios X em Mercúrio

A caminho de Mercúrio desde 2018, a missão BepiColombo revelou que auroras de alta energia podem ser formadas pela chuva de elétrons na superfície do planeta. A descoberta foi divulgada nesta terça-feira (18) na revista Nature Communications. Uma equipe internacional de pesquisadores fez o achado ao estudar dados dos instrumentos da missão durante seu primeiro sobrevoo de Mercúrio, realizado em 1º de outubro de 2021.

O estudo foi realizado por uma equipe de pesquisa composta por experts do Instituto Francês de Pesquisa em Astrofísica e Planetologia (IRAP); do Laboratório de Física de Plasma, também na França; da Universidade de Kyoto, no Japão; do Instituto Max Planck de Pesquisa do Sistema Solar, na Alemanha; do Instituto Sueco de Física Espacial, entre outras instituições.

Durante seu primeiro sobrevoo por Mercúrio, a missão Bepicolombo, que é uma parceria da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), voou a apenas 200 km acima da superfície do planeta.

Fonte: Revista GALILEU