Na reserva natural de Ein Gedi, no deserto da Judeia, pesquisadores encontraram uma rara moeda de prata datada da Primeira Revolta Judaica contra os romanos, há cerca de dois milênios. A descoberta foi divulgada em postagem no Facebook na quarta-feira (26) pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês). A moeda de meio shekel israelense tem as palavras “A Santa Jerusalém” escritas em hebraico antigo em uma de suas faces.
O objeto datado de 66 a 67 d.C. foi encontrado pelo Projeto de Pesquisa do Deserto da Judeia, realizado nos últimos seis anos pela IAA, juntamente com o Ministério do Patrimônio e a Administração Civil na Judeia. A ideia era recuperar tesouros antigos antes de saqueadores de antiguidades.
Os inspetores da IAA estavam num penhasco perto de En Gedi quando encontraram o artefato no chão, bem na entrada de uma caverna. “Uma explicação para essa descoberta é que a moeda cunhada em Jerusalém caiu do bolso de um rebelde que escapou para o deserto durante a revolta – talvez a caminho da vizinha En Gedi”, explica a publicação no Facebook.
Fonte: Revista GALILEU