A Câmara Municipal de Natal discutiu nesta quinta-feira (3), por meio da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Tutelares, sobre o processo de eleição que está em andamento para a escolha de novos conselheiros.
A presidente da Frente, vereadora Camila Araújo (União Brasil), explicou que o debate foi proposto diante da necessidade de esclarecer e dirimir conflitos que surgiram ao longo do processo eleitoral. “O intuito dessa reunião é para que haja, de fato, ampla divulgação do que é o conselho tutelar e que possa possibilitar o maior número de candidatos a concorrerem nesse processo. Recebemos diversos questionamentos de candidatos que se sentiram prejudicados”, disse a parlamentar.
Dentre as reclamações, foram apontadas dificuldade de comprovação de vínculo com o trabalho voltado à criança e adolescente, falta dos anexos das instituições cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), dúvidas sobre candidatos aprovados na primeira fase, sobre a divulgação dos gabaritos e sobre a possibilidade do uso de urna eletrônica.