Dia do Padre é celebrado na Assembleia Legislativa do RN

A Assembleia Legislativa do RN realizou Sessão Solene, na manhã desta sexta-feira (4), para comemorar o dia destinado aos sacerdotes. Proposta pelo deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), a homenagem contou com a participação do Arcebispo Emérito de Natal e administrador apostólico, Dom Jaime Vieira Rocha, e outras autoridades eclesiásticas do Estado. Também estiveram presentes à solenidade representantes da Prefeitura e Câmara Municipal da capital, bem como do 3º Distrito Naval, além das parlamentares Divaneide Basílio (PT), Terezinha Maia (PL), Cristiane Dantas (SDD) e Eudiane Macedo (PV).

“Neste dia tão especial para a vida sacerdotal, onde a igreja celebra o Dia do Padroeiro dos Padres, São João Maria Vianney, quero pontuar o meu vínculo com a Igreja Católica, razão pela qual faço questão de enaltecer sua atuação na vida de todos os Norte-Rio-Grandenses”, destacou Ubaldo.

Em seguida, o parlamentar contou como iniciou sua experiência com a Igreja Católica. “Meus primeiros passos cristãos aconteceram em Tangará, cidade onde nasci e fui criado. Na igreja, encontrei portas abertas, através de uma pessoa muito especial para nossa família, o cantor e compositor Padre Campos, pároco emérito da Paróquia São Sebastião, no Alecrim. Lá, aprendi a defesa da fé, da família, dos movimentos sociais e, especialmente, o amor pelo serviço ao povo”, detalhou.

Para o deputado, o padre tem a função de ser o administrador dos mistérios de Deus. “Ele é a figura de Cristo para os homens, que eleva a Deus as suas preces e oferece, por meio do sacrifício da Santa Missa e da administração e celebração dos sacramentos, a esperança, o alento, o consolo e a bondade de Deus”, explicou.

Concluindo seu discurso, o propositor da solenidade ressaltou que os 10 padres da Arquidiocese de Natal homenageados “entregam amor a Cristo e à sua Igreja, além de levar a palavra de Deus e os santos sacramentos da redenção cristã à vida do povo”.

“É por tudo isso que esta Casa Legislativa homenageia e reconhece hoje, com muito orgulho, a luta desses grandes homens de Deus, que estão sempre juntos ao povo, com o povo e para o povo. Portanto, a vocês, reverendíssimos padres, os nossos mais sinceros agradecimentos”, finalizou.

Em seguida, Cristiane Dantas reafirmou a importância das celebrações neste 4 de agosto.

“Hoje é um dia realmente muito especial, em que homenageamos uma figura tão importante na vida dos católicos e que tem um grande significado para as pessoas. Nós temos que reconhecer sua relevância todos os dias, porque é através do padre que praticamos nossa espiritualidade, fé e devoção a Deus”, afirmou.

Falando em nome dos homenageados, o Arcebispo Emérito de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, iniciou seu discurso agradecendo a Deus pelo dia e à Assembleia Legislativa pelas homenagens.

“Vamos render graças a Deus por esta data, que é o Dia do Padre, homenagem em memória de São João Maria Vianney. Ele é o nosso patrono, cuja vida e testemunho tanto nos enriquece. Dele, nós tiramos muitas lições e referências constantes para o nosso ministério. Então, ofereço minha palavra de gratidão e reconhecimento a esta Casa, na pessoa do deputado Ubaldo Fernandes. No mundo tão plural de hoje, devemos agradecer por contarmos com o apoio e o reconhecimento do nosso povo e das lideranças do nosso Estado”, disse.

De acordo com Dom Jaime, alguns países do mundo se destacam por não apagarem a tradição, o testemunho e a fé católica.

“Se olharmos, por exemplo, para a Europa, encontramos a Polônia e a Espanha como países que têm um catolicismo muito sólido. E aqui no Brasil, em Natal, temos um legado muito profundo de cooperação, corresponsabilidade social, zelo pelo bem comum e pela dignidade humana, que também é o papel da igreja, em meio à sociedade civil. Por isso nós devemos render graças”, frisou.

Encerrando seu pronunciamento, o arcebispo emérito agradeceu o convite e a presença de todos os sacerdotes.

“Eu vivo, a cada dia, uma experiência muito tranquila de gratidão e missão cumprida. Iremos preparar com muito empenho a posse do novo pastor da igreja de Natal. E eu não vou me aposentar, tenho muitos outros papéis ainda a fazer. Então, como bispo, quero render homenagens aos meus irmãos também homenageados. Muita paz a todos”, concluiu, abençoando os presentes.

Na sequência, o Padre Antônio Jailson, do 3º Distrito Naval, esclareceu as missões e atividades dos padres militares.

“Como grande empreendimento daquilo que foi na vida de Jesus, temos o mesmo objetivo, que é fazer com que, através da nossa ação pastoral, na Marinha do Brasil, cheguem ao mar as mensagens daquele que temos como um norte para nossas vidas, o nosso Senhor Jesus Cristo”, iniciou o padre.

Segundo ele, a função do capelão nas Forças Armadas é ser um líder espiritual, um homem que tem como missão ser o canal da bênção de Deus dentro das instituições.

“É um homem que se preocupa também, acima de tudo, com a saúde mental e emocional daqueles que passam por grandes travessias, durante as missões da Marinha do Brasil, seja no nosso País ou nas águas jurisdicionais. Portanto, nós somos os homens de Deus entre os homens do mar, cumprindo funções semelhantes às de um pároco. Por meio da construção de uma espiritualidade sincera e missionária, queremos atingir cada vez mais o equilíbrio entre o ministério sacerdotal e o nosso serviço prestado”, finalizou.

Homenageados:

Dom Jaime Vieira Rocha
Padre Francisco de Assis Silva Rodrigues de Lima
Padre Aerton Sales Cunha
Padre Francisco de Assis Fernandes Gomes
Padre Antônio Nunes de Araújo
Padre Ednaldo Virgílio da Cruz
Padre Newton Coelho de Oliveira
Padre Gilmar Pereira de Castro
Padre José Marcelo Cezarino Cruz
Padre César Luiz Lima de Morais