CURIOSIDADE: quem construiu as pirâmides do egito?

Até hoje, um dos mais gloriosos impérios que vigorou no mundo foi o do Antigo Egito, que não só é conhecido por ser um dos mais antigos, como foi muito importante culturalmente e para a humanidade. Isso porque a antiga sociedade egípcia foi responsável por diversos avanços técnicos que possibilitaram, entre várias coisas, o cultivo, os primeiros passos da medicina e grandes avanços na arquitetura.

E graças a esses avanços envolvendo os estudos da Arquitetura no Egito Antigo, entre outros elementos culturais — como o governo por um faraó, uma representação divina na terra; e os avanços na medicina que levaram aos rituais de mumificação, que denotam grande valor aos mortos —, foi naquele império que surgiram as famosas pirâmides.

Algumas pirâmides
Até novembro de 2008, acreditava-se existir entre 118 e 138 pirâmides no território onde, no passado, reinava o Império Antigo. Porém, uma informação importante sobre as construções é que elas não eram construídas à toa: seriam usadas, na verdade, como túmulo para os faraós e seus consortes — os que reinaram entre o Reino Antigo (2.686 a.C. – 2.181 a.C.) e o Médio (2.055 a.C. – 1.650 a.C.). Entre as pirâmides mais famosas, destacam-se as chamadas “três pirâmides de Gizé”, túmulos dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos.

Fonte: Revista Aventuras na História