A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi destacada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no resultado preliminar do Prêmio Capes de Tese, edição 2023. Na lista dos melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros, as pesquisas da UFRN que foram homenageadas são das áreas da Filosofia e do Planejamento Urbano e Regional/Demografia.
O Prêmio Capes abrange todos os campos do conhecimento e leva em consideração os critérios de “originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato”.
Na UFRN, as pesquisas que ganharam destaques foram “Michel Sandel e a ética do aprimoramento genético humano”, de autoria de Adan John Gomes da Silva, sob a orientação da professora do programa de Pós-Graduação em Filosofia, Cinara Maria Leite Nahra; e “Efeitos de idade, período e coorte no consumo de energia elétrica dos domicílios brasileiros no século XXI: uma análise sob a perspectiva da relação população-consumo-ambiente”, do autor Victor Hugo Dias Diógenes, que foi orientado pelo docente do Programa de Pós-Graduação em Demografia, Ricardo Ojima.
O pró-reitor de Pós-Graduação (PPG), Rubens Maribondo, lembrou que a UFRN vem se destacando nas últimas edições do Prêmio Capes de Tese, o que demonstra a qualidade das teses desenvolvidas nos programas de pós-graduação, em diversas áreas do conhecimento.