A casa onde nasceu Adolf Hitler passará por reformas a partir de outubro, informou nesta segunda-feira (21/08) o Ministério do Interior da Áustria. Após anos de batalhas legais com os proprietários, o governo decidiu em 2019 que o imóvel na cidade de Braunau am Inn, no norte do país, seria transformado em uma central de polícia que deve incluir um centro de treinamentos em direitos humanos.
O governo austríaco se apossou do imóvel em mau estado de conservação em 2016, a fim de evitar que se tornasse um local de peregrinação de neonazistas. A apropriação pôs fim a uma disputa entre Estado e a proprietária do imóvel. “A reforma está marcada para começar em 2 de outubro de 2023”, confirmou um porta-voz do Ministério do Interior austríaco. “Tudo ocorrerá como planejado.”
Em linha com a vontade do ditador?
O diretor Günter Schwaiger, que lançará no final de agosto um documentário sobre a casa natal de Hitler intitulado Wer hat Angst vor Braunau? (“Quem tem, medo de Braunau?”), disse que os planos do ministério sempre estarão sob suspeita de estarem “em linha com os desejos do ditador”.
Schwaiger menciona a descoberta de um artigo em um jornal local datado de 10 de maio de 1939, segundo o qual Hitler planejava transformar a casa em escritórios das autoridades distritais.
Para o diretor, o fato de a casa se tornar uma central de polícia estaria relacionado aos planos do líder nazista de usar o imóvel como órgão de administração pública. Ele disse que o governo deveria repensar seus planos.
Fonte: DW Brasil