O plenário da Câmara Municipal de Natal deu parecer favorável em segunda discussão, na sessão ordinária desta terça-feira (22), ao Projeto de Lei n° 475/2022 que institui o Programa Plurais – Diversidade e Inclusão Escolar na Rede de Ensino, na capital potiguar. Apresentada pelo vereador Peixoto (PTB), a matéria segue agora para sanção ou veto do Executivo.
De acordo com o texto, o objetivo é discutir, gerar iniciativas e orientações a serem praticadas em uma perspectiva de afirmação democrática, respeito mútuo, aceitação da diferença e construção de uma sociedade em que todos e todas possam exercer plenamente sua cidadania. O Programa será realizado durante o ano letivo, nas instituições de ensino municipais e as demais que aderirem, voluntariamente.
“Na sociedade atual, as temáticas da diversidade e inclusão na educação vêm adquirindo cada vez maior visibilidade, suscitando discussões e reflexões da grande mídia às redes sociais, dos movimentos sociais às salas de aula. São temas que geram diversas reações, assim como geram iniciativas. Dito isso, o desafio do sistema de ensino é colocar no centro da política pública o valor das diferenças e da diversidade”, defendeu o vereador Peixoto.