Três empresas associadas ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) foram aprovadas para ingressar no programa Conecta Energia RN. A iniciativa apoia projetos com soluções para o Setor Energético do estado e premiará, ao fim das atividades, três negócios, com um total de R$ 60 mil, além de oferecer a possibilidade de investimento de até R$ 2 milhões.
Os negócios associados ao Parque e selecionados pelo programa foram as empresas credenciadas Venx, Windfy e Paytour, além da Atena Jobs, vinculada ao programa de pré-incubação de startups do polo de TI do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).
Divulgado na última semana, o resultado da seleção contemplou 50 aprovados, cujos projetos foram analisados conforme os critérios de inovação, aplicabilidade e tamanho do mercado, relevância e razoabilidade de custos.
A partir desta terça-feira, 12 de setembro, os aprovados participarão de uma série de ações de suporte e de desenvolvimento, como workshops e mentorias especializadas, a serem aplicados pela AVATI Aceleradora.
“Receberemos capacitações que nos ajudarão bastante na aceleração dos nossos processos e complementará nosso direcionamento de mercado”, comenta Ednaldo Júnior, CEO da Venx, empresa detentora de um software de gestão (o V-Quality) para Indústria e para o setor de Energia.
Conecta Energia RN
Criado pela AES Brasil e pelo Sebrae RN, em parceria com a AVATI Aceleradora, o Conecta Energia RN foi concebido para apoiar iniciativas que impulsionem o desenvolvimento de energia elétrica do RN.
Ao todo, foram selecionados 50 projetos, oriundos de empresas, startups formais e informais, além de comunidades e grupos de empreendedores de inovação, pessoas físicas de todo o Nordeste, entre outros.
As ações que concorreram ao programa foram situadas em, pelo menos, um dos três desafios: inovação socioambiental, descarbonização e energia eólica. O resultado disso foi a aprovação de diferentes iniciativas, que favorecem práticas, como diminuição de emissão de carbono, armazenamento de hidrogênio, tratamento de água e proteção de animais.
Empresas
Inseridas em um ecossistema de empreendedorismo e de inovação proporcionado pelo polo de TI do Instituto Metrópole Digital (IMD), as quatro empresas selecionadas pelo programa atuam em duas modalidades de associação: credenciamento e pré-incubação.
No credenciamento, do qual fazem parte a Venx, Windfy e Paytour, negócios de TI de diferentes portes e segmentos de mercado recebem auxílios, tais como: incentivos fiscais, serviços de datacenter e acesso à infraestrutura do IMD.
Já o programa de pré-incubação — primeira etapa do programa de incubação de empresas, em que está inserida a Atena Jobs — auxilia negócios ainda não formalizados, mas que têm um protótipo funcional, com potencial de se tornar um negócio de TI.
Oportunidades
O Metrópole Parque sempre incentiva que suas empresas associadas participem de oportunidades como programas de fomento, ideais não apenas para o angariamento de recursos como também para o desenvolvimento de negócios.
Atualmente, uma dessas oportunidades é o Conecta Nordeste 2023, programa com formação gratuita e conexão com investidores para empresas da região. As inscrições para esse evento acontecem até o dia 17 de setembro.
Mais informações sobre as empresas do Metrópole Parque podem ser conferidas neste link.