O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central espera continuar reduzindo a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões, conforme ata divulgada hoje. Comitê divulgou hoje ata da última reunião. Na última quarta (20), o grupo decidiu reduzir a Selic em 0,5 ponto percentual, de 13,25% para 12,75% ao ano. Esse foi o segundo corte consecutivo, que levou a taxa ao menor patamar desde junho de 2022.
Expectativa é seguir reduzindo nas próximas reuniões. “Os membros do Comitê concordaram unanimemente com a expectativa de cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões e avaliaram que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, diz o documento.
Copom avalia como pouco provável uma intensificação no ritmo de cortes. “Isso exigiria surpresas positivas substanciais que elevassem ainda mais a confiança na dinâmica desinflacionária”, disseram.
Grupo do Banco Central disse que inflação está caindo, mas segue acima da meta. Nos últimos 12 meses, a taxa está em 4,61%, acima do centro da meta, de 3,25%. A expectativa dos investidores é que a inflação oficial termine o ano em 4,86%.
Fonte: UOL