O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quinta-feira (5) que “não existem Poderes hegemônicos” e que Judiciário, Legislativo e Executivo vivem em “parceria institucional” pelo Brasil. Barroso discursou durante a sessão solene do Supremo Tribunal Federal em homenagem aos 35 anos da Carta Magna. No evento, também foram apresentados vídeos sobre a data – em um deles, a atriz Fernanda Montenegro leu trechos do texto que tratam de direitos fundamentais dos brasileiros, como igualdade, liberdade, educação, cultura e meio ambiente.
“Não existem Poderes hegemônicos. Nós todos vivemos em parceria institucional pelo bem do Brasil, como deve ser a vida democrática”, declarou Barroso na sessão solene.
Legislativo e Judiciário têm protagonizado, nas últimas semanas, uma série de embates sobre temas de impacto social, como a demarcação de terras indígenas e a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. O avanço de julgamentos sobre temas controversos tem gerado reações de parlamentares. Ganhou força, por exemplo, um movimento de congressistas para estabelecer um mandato com prazo fixo para o cargo de ministro do Supremo.
Apesar dos embates, na sessão do STF, Barroso fez acenos aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Ele destacou que os dois parlamentares imediatamente se pronunciaram sobre o resultado das eleições no ano passado.
Fonte: G1