A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sedia, até 6 de outubro, o Fórum Internacional do Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa Brasil – Alemanha – PIPC CAPES / DFG, que reúne mais de 30 universidades brasileira e alemães, além de institutos de pesquisa e parceiros da indústria. A abertura do evento foi realizada pelo reitor José Daniel Diniz Melo, nesta quinta-feira, 5 de outubro, no auditório do Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC), e contou com a participação do diretor de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Rui Vicente Oppermann.
O reitor Daniel Diniz destacou a honra de receber, na UFRN, um evento que visa fomentar a cooperação entre o Brasil e a Alemanha, com o intuito de incentivar a mobilidade de professores, pesquisadores e estudantes; incentivar a criação de redes de pesquisa; e promover discussões científicas de alto nível.
Já o diretor de Relações Internacionais da Capes, Rui Vicente Oppermann, ressaltou a relevância da parceria entre os países como uma prioridade para avançar em tecnologia de alto nível, visando ao desenvolvimento da economia do futuro.
O evento é uma parceria da Capes, da Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG), da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM). Confira o site do evento.