Missão Gaia: novos achados de mapeamento da Via Láctea são “inesperados”

A mais recente divulgação de dados da missão Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA), revela lentes gravitacionais raras, o núcleo de um aglomerado e outras descobertas científicas inesperadas. Os achados vão além do que a jornada lançada em 2013 foi inicialmente projetada para descobrir.

A divulgação das novidades aconteceu nesta terça-feira (10) e complementa a terceira liberação de dados da Gaia (DR3), de 13 de julho de 2022. “Essa liberação de dados de produtos abrirá novas perspectivas em astronomia, desde as órbitas precisas dos asteroides em nosso Sistema Solar até a descoberta de quasares no cosmos distante”, avalia em comunicado Nicholas Walton, do Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge, líder da equipe do Projeto Gaia no Reino Unido e membro da Equipe Científica da ESA Gaia.

Gaia está mapeando nossa galáxia e completando o censo estelar mais preciso já realizado. Meio milhão de novas e fracas estrelas foram reveladas em um grande aglomerado, além de 380 possíveis lentes cósmicas e mais de 150 mil asteroides dentro do Sistema Solar.

Fonte: Revista GALILEU