Israel ataca aeroportos de Damasco e Aleppo, na Síria

Israel executou ataques aéreos em dois aeroportos da Síria, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (12/10) pela mídia estatal local, citando uma fonte militar, depois parcialmente confirmadas pelo embaixador de Israel na Alemanha, Ron Prosor. Os ataques teriam ocorrido de forma simultânea e danificado as pistas dos dois principais aeroportos do país, Damasco e Aleppo.

Em declaração ao jornal alemão Die Welt, Prosor não confirmou o ataque em Aleppo, mas disse que o alvo da operação no aeroporto de Damasco foram “carregamentos de armas do Irã com mísseis e drones”.

“Já fizemos isso no passado, algumas vezes por semana”, afirmou, classificando como “intensivo” o fornecimento de armas por parte do Irã para a Síria e o Líbano: “É por isso que temos tantas armas e mísseis na região”, complementou.

Segundo a revista alemã Der Spiegel, ao ser questionado se haveria também outros potenciais alvos em território sírio, Prosor respondeu que as ações se restringem apenas a “coisas que têm ligação direta com Israel”: “Esses mísseis e esses drones são usados contra Israel. E nós atacamos diretamente esses carregamentos de armas. Mas estamos fazendo isso há muito tempo.”

Fonte: DW Brasil