Associação potiguar realiza curso sobre cannabis medicinal para médicos

A Associação Reconstruir Cannabis, ONG do Rio Grande do Norte, realizará, em 21 e 22 de outubro, no SEBRAE de Natal, um curso de introdução à aplicação clínica de Canabininoides exclusivo para a classe médica. Durante as aulas, os estudantes terão acesso a conceitos fundamentados nas evidências científicas e prática da aplicação da cannabis na medicina.

Serão tratados temas como história, evolução e proibição, a planta e seus derivados, a relação entre canabinóides e doenças como demência, parkinson, autismo, epilepsia e dores diversas. As aulas serão ministradas pela médica psiquiatra Mariana Muniz, o neurocientista Renato Filev e o médico otorrinolaringologista André Cavallini e o médico reumatologista Leonardo Hoff.

O presidente da Reconstruir, Felipe Farias, explicou que o objetivo do curso é trazer uma visão contextualizada acerca do tema “perspectiva de fundamental importância para compreensão tanto da versatilidade dos compostos à base de cannabis quanto da situação histórico social que circunscreve sua proibição e atual situação legal no país”, explicou o Felipe Farias, que é um dos organizadores do curso.

No sábado (21) de manhã serão tratados temas que contextualizam a proibição da cannabis, principalmente no Brasil, também será falado sobre a planta e seus derivados e sistema endocanabinóide e funções fisiológicas. No sábado a tarde a aula será sobre farmacocinética e vias de administração, bem como a relação dos canabinóides e a demência e também com a dor. Já no domingo (22), a palestra será sobre o efeito dos canabinoides em doenças como epilepsia, autismo e parkinsonismo.

As inscrições podem ser feitas no site: https://reconstruir.org.br/cursocannabis/