Lula conversa com famílias de desaparecidos em Israel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por videoconferência na manhã desta quinta-feira, 26, com brasileiros e israelenses que integram o Fórum de Famílias de Reféns e Desaparecidos no conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas. Os familiares do brasileiro Michel Nisenbaum, de 59 anos, participaram da conversa. De acordo com o Itamaraty, ele mora em Israel e está desaparecido.

Em nota, a Presidência informou que a ligação se deu a pedido do grupo, que enviou uma carta a Lula em nome de 200 famílias. O Fórum foi criado logo após os ataques do grupo extremista Hamas a Israel, em 7 de outubro. Durante a conversa, foi relatado ao presidente histórias de captura e perda de contato com parentes, vários deles teriam sido raptados pelo Hamas em um festival de música realizado no sul de Israel. As famílias também disseram não ter evidências se alguns dos reféns ainda estão vivos.

Em resposta, Lula condenou os ataques contra civis e disse ser importante que as pessoas diretamente atingidas pela guerra sejam ouvidas. “Expressando sua solidariedade, o presidente manifestou que, como pai e avô, compartilha a dor das famílias afetadas e afirmou que o Brasil também está em luto pelo ocorrido. Recordou, ainda, as duas viagens que fez para Israel, em 1993 e 2010, e a excelente relação que manteve com o ex-presidente Shimon Peres”, diz a nota.

Fonte: Poder 360