Em cirurgia inédita no DF, bebê é operada ainda dentro do útero da mãe

Planejada para nascer somente em fevereiro de 2024, uma bebê passou por uma cirurgia inédita no Distrito Federal ainda dentro do útero da mãe. O procedimento foi realizado na última sexta-feira (27) por médicos do Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB). Graças à operação de alta complexidade, que durou 3 horas, a equipe médica corrigiu uma “espinha bífida”, uma malformação chamada cientificamente de meningomielocele. A doença ocorre quando parte da coluna fica exposta, gerando limitações motoras e problemas neurológicos desde o útero, com consequências até o fim da vida.

O HMIB é o primeiro hospital do Distrito Federal a realizar cirurgia de correção da “espinha bífida”. Quase 20 servidores trabalharam na operação cirúrgica da bebê, que irá se chamar Agatha. Ela é filha de Raiane da Rocha, de 36 anos. A mãe havia iniciado o pré-natal na rede privada e, logo após uma ecografia identificar a malformação, ela recebeu a recomendação de procurar o HMIB, que conta com uma equipe de medicina fetal. Rocha chegou para uma primeira consulta no hospital em 16 de outubro.

Ela relata, conforme a Agência Brasília, que os últimos dias antes da cirurgia foram marcados por ansiedade e gratidão. “Estamos muito confiantes na equipe e no hospital. Fomos muito bem recebidos e sabemos que vai dar certo”, ela disse antes do procedimento.

Fonte: Revista GALILEU