Planejada para nascer somente em fevereiro de 2024, uma bebê passou por uma cirurgia inédita no Distrito Federal ainda dentro do útero da mãe. O procedimento foi realizado na última sexta-feira (27) por médicos do Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB). Graças à operação de alta complexidade, que durou 3 horas, a equipe médica corrigiu uma “espinha bífida”, uma malformação chamada cientificamente de meningomielocele. A doença ocorre quando parte da coluna fica exposta, gerando limitações motoras e problemas neurológicos desde o útero, com consequências até o fim da vida.
O HMIB é o primeiro hospital do Distrito Federal a realizar cirurgia de correção da “espinha bífida”. Quase 20 servidores trabalharam na operação cirúrgica da bebê, que irá se chamar Agatha. Ela é filha de Raiane da Rocha, de 36 anos. A mãe havia iniciado o pré-natal na rede privada e, logo após uma ecografia identificar a malformação, ela recebeu a recomendação de procurar o HMIB, que conta com uma equipe de medicina fetal. Rocha chegou para uma primeira consulta no hospital em 16 de outubro.
Ela relata, conforme a Agência Brasília, que os últimos dias antes da cirurgia foram marcados por ansiedade e gratidão. “Estamos muito confiantes na equipe e no hospital. Fomos muito bem recebidos e sabemos que vai dar certo”, ela disse antes do procedimento.
Fonte: Revista GALILEU