Combinando seus poderes, dois telescópios espaciais de raios X da Nasa registraram uma imagem impressionante do que parece ser uma “mão cósmica” gigante, ou uma “mão de Deus”. A foto foi divulgada na última segunda-feira (30) pela agência espacial norte-americana. Os resultados foram publicados em um artigo no periódicoThe Astrophysical Journal. A imagem combina dados do Observatório de raios X Chandra da Nasa e do Imaging X-ray Polarimetry Explorer (IXPE).
A foto mostra os “ossos” do campo magnético da “mão” enorme, que é, na verdade, uma nebulosa formada pelo vento produzido por um pulsar, que é nada mais do que uma estrela de nêutrons. Ou seja, trata-se de uma estrela colapsada morta que sobrevive através de plumas de partículas de matéria energizada e antimatéria.
O pulsar em questão, chamado PSR B1509-58 foi observado pelo Observatório de raios X Chandra pela primeira vez em 2001. A observação já revelou na época que a nebulosa de vento de pulsar (chamada MSH 15-52), localizada a 16 mil anos-luz da Terra, se assemelha a uma mão humana.
Recentemente, o telescópio IXPE observou MSH 15-52 por cerca de 17 dias — o tempo mais longo que o instrumento olhou para um único objeto desde seu lançamento, em dezembro de 2021.
Fonte: Revista GALILEU