Ucrânia investiga ataque que matou soldados em cerimônia

A Ucrânia iniciou uma investigação criminal contra oficiais militares que organizaram uma cerimônia de entrega de medalhas que acabou sendo alvo de um ataque russo, matando duas dezenas soldados na semana passada.

O Departamento Estadual de Investigação disse que o objetivo é responsabilizar os oficiais militares responsáveis pelo evento, celebrado como parte do Dia das Forças de Foguetes e Artilharia. A cerimônia ocorreu na sexta-feira (03/11), perto da linha de frente em Zaporíjia, numa posição exposta a drones de reconhecimento russos, que puderam identificar a aglomeração antes que o local fosse atingido por um míssil.

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, lamentou as mortes e afirmou que essa foi “tragédia que poderia ter sido evitada”. “Investigações criminais foram iniciadas”, acrescentou o líder ucraniano numa publicação nas redes sociais no domingo. Zelenski ainda disse que deseja “estabelecer a verdade completa sobre o que aconteceu e evitar que tais incidentes voltem a acontecer”.

Fonte: DW Brasil