Astrônomos estão descobrindo “embriões” de buracos negros do início do universo. Desta vez, eles encontraram o buraco negro mais distante já visto em raios-X, usando telescópios da Nasa. O objeto supermassivo data de apenas 470 milhões de anos após o Big Bang – o qual teria ocorrido há cerca de 13,7 bilhões de anos, segundo estimativas da agência espacial americana.
A equipe do Observatório de Raios-X Chandra da Nasa, que contribuiu com o achado, divulgou a novidade ontem (6). A descoberta foi registrada em dois estudos: um deles ainda será publicado na revista Nature Astronomy, mas já está disponível em pré-impressão no site Arxiv, e o outro foi publicado no periódico Astrophysical Journal Letters.
A assinatura característica do buraco negro mais distante foi detectada a partir de uma combinação de dados do Chandra e do Telescópio Espacial James Webb da Nasa. O objeto está em um estágio inicial de crescimento que nunca havia sido testemunhado antes, no qual sua massa é semelhante à de sua galáxia hospedeira.
“Precisávamos do Webb para encontrar essa galáxia incrivelmente distante e do Chandra para encontrar seu buraco negro supermassivo”, explica em comunicado Akos Bogdan, do Centro de Astrofísica Harvard & Smithsonian (CfA), que lidera a pesquisa na Nature Astronomy. “Também aproveitamos uma lente cósmica que aumentou a quantidade de luz que detectamos”.
Fonte: Revista GALILEU